Áreas de Intervenção

TERAPIA OCUPACIONAL

O Terapeuta Ocupacional, vulgarmente designado por TO, habilita para a ocupação do individuo, de forma a promover a sua saúde e consequente bem-estar.

Neste sentido, atua em parceria com pessoas e organizações na promoção da capacitação dos indivíduos, grupos, organizações e da própria comunidade, no sentido de escolher, organizar e desempenhar, de forma satisfatória, ocupações que estes considerem significativas.

Entende-se por ocupação tudo aquilo que a pessoa realiza com o intuito de cuidar de si própria (autocuidados), desfrutar da vida (lazer) ou contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade (produtividade). Estas ocupações podem ser tão elementares como alimentar-se ou vestir-se, ou tão elaboradas como conduzir um carro, ou desempenhar uma atividade laboral. Para tal, o Terapeuta Ocupacional estuda os fatores que influenciam a ocupação humana, intervindo com pessoas de todas as idades, nas situações que comprometam ou coloquem em risco um desempenho ocupacional satisfatório e consequentemente, restrinjam a sua atividade e participação.

Na sua abordagem, avalia e intervém ao nível da pessoa, da ocupação e do ambiente. Intervém para desenvolver competências, restaurar funções perdidas, prevenir disfunções e/ou compensar funções, através do uso de técnicas e procedimentos específicos e/ou da utilização de ajudas técnicas ou tecnologias de apoio.



Áreas de Intervenção


Os Terapeutas Ocupacionais, podem atuar em diversas áreas de intervenção, com pessoas de todas as idades. O seu objectivo, prende-se sempre com a promoção da sua funcionalidade, autonomia e independência, de modo a melhorar a Qualidade de Vida, Bem-estar e Participação.


Tipos de Intervenção


Promoção da autonomia nas atividades da vida diária (alimentação, vestir/despir, higiene pessoal, entre outras)


Estimulação sensorial

Estimulação cognitiva (memória, atenção, concentração, capacidade de resolução de problemas, entre outras)


Promoção das competências psicossociais

Adaptação do ambiente (identificação das barreiras arquitectónicas em sua casa); Treino do uso de ajudas técnicas


Promoção das competências motoras (força muscular, amplitude de movimento, coordenação global, equilíbrio, motricidade fina, destreza manual, entre outras)

Gerimos integradamente a sua saúde

Marque já a sua consulta de avaliação!

© Inédita - Home Care Treatment Services