Faça um balanço das suas competências, mas também das suas motivações. Se é um empreendedor e domina campos tão diversos como a gestão, as vendas, o marketing, a contabilidade ou ainda, se a sua experiência profissional empodera alguma destas áreas e se lhe sobra no fim de cada dia, energia e empatia, provavelmente caberá numa das categorias de empreendedor, capaz de se afirmar no mundo dos negócios, correndo o menor risco possível.
Escolha a área em que gostaria de operar. O mundo das franquias é vasto e importa, sobretudo, alinhar as suas competências com a paixão da sua vida. A nossa é a saúde e o desenvolvimento dos mais pequenos e tudo fazemos para lhes devolver a sua autonomia e qualidade de vida.
Uma vez escolhido a área a franquear e os recursos financeiros necessários para a implementação do seu projeto, importa conhecer o mercado onde vai operar, importando para isso escolher criteriosamente a localização da sua futura franquia, mas também a sua futura concorrência.
De notar que o Master, ou “Dono da marca” possui competências de marketing para o ajudar nessa tarefa, podendo ter, na maioria dos casos, a área geográfica previamente selecionada. Peça-lhe ajuda, porque a parceria permite este tipo de interajuda. A experiência do Master será sempre o seu maior valor.
Uma vez desenhado e avaliado o seu projeto, segue-se a fase mais entusiasmante – A ESCOLHA DA MARCA, ou do franqueador.
Ainda que o mercado esteja inundado por muitos concorrentes, considere alguns critérios que o possam ajudar a tomar a melhor decisão, como:
A reputação, experiência e resultados do franqueador
A rentabilidade estimada do franqueador
A originalidade do conceito
O valor da marca
A capacidade de se diferenciar dos concorrentes
Os sistemas de suporte e formação oferecidos
O valor das taxas de inscrição (entrada) e royalties
A qualidade dos produtos ou serviços vendidos
Desenvolver um plano de negócios sólido é essencial para convencer o seu franqueador, mas também potenciais investidores como: clientes-alvo, estratégia, métodos de financiamento, perspetivas de desenvolvimento nos primeiros anos.
Além disso, esse plano aborda o especto financeiro para, com base nos dados recolhidos, definir as necessidades de financiamento e investimento. A curto, médio e longo prazo, bem como definir o tempo necessário para retorno do seu investimento.
A INédita, possui uma equipa de gestores de marketing que avaliam os planos de negócio, discutem-nos com os candidatos e ajustam-nos em conjunto, tornando-os mais robustos, realistas e eficientes.
Uma vez lançadas as bases do seu negócio, segue-se o momento da criação da sua estrutura, ou empresa.
A escolha da forma jurídica depende principalmente da existência ou não de parceiros, se pretende financiar e gerir a sua empresa por conta própria ou estrategicamente através de uma sociedade. Neste escopo, as formas jurídicas que melhor se enquadram no franchising são:
Empresário em nome individual
Unipessoal
Sociedade por quotas
Reforçamos que, sem esta formalização jurídica, nenhum contrato de franquia pode ser firmado.
Agora sim, com o seu projeto completo, chega o momento de enviar um COF (Circular de Oferta e Franquia) ao franqueador, que contém informações abrangentes sobre a rede, incluindo uma descrição completa de seu mercado (local e nacional). Também pode incluir os números de seus pontos de venda que pretende adquirir (pode ser mais que um), bem como a garantia da boa saúde financeira do seu grupo, geralmente adquirida junto da banca.
Segue-se finalmente a assinatura do contrato de franquia, elaborado pelos seus serviços jurídicos na INédita, o qual deve sempre revisar antes de o dar por fechado.
“E é isso, tornar-se um franqueado não é tarefa fácil, desde a elaboração do projeto até a assinatura do contrato, passando pelo financiamento, os desafios são inúmeros. É tarefa para empreendedores resilientes e para quem acredita nas suas capacidades”.